sábado, 9 de junho de 2012

HELP-ME AMIGOS!

Fala pessoal mais rico e inteligente deste país (aliás, me esqueci dos políticos kkk)! Preciso da ajuda de vocês, sério!

Aos poucos que acompanham meu blog, sabem que moro sozinho a 2 meses, e que apesar de ser tranquilo e sem dramas, custa muito caro.

Estou pensando seriamente em voltar pra casa da minha mãe. Sim sim, minha família é mala, esquisita e briguenta. Morar onde moro é maravilhoso, se eu tivesse mais dinheiro então, seria brilhante.

O problema é que todo santo dia fico matutando: capetaaaa, se morasse com minha mãe tava ficando rico. A cada aluguel que pago (tudo dá na casa dis 1k400, mais alimentação, etc etc), fico mais triste rs. Se eu voltar, não juntarei tudo isso, pq como é longe do trabalho gasto mais gasolina, alugo vaga de garagem e almoço na rua, mas a conta seria mais ou menos o seguinte: mesmo com tudo isso, eu conseguiria aportar mais ou menos 1k a mais todo mês. Fechando meu aporte na casa dos 1k - 2k, todo mês.

Se eu voltar, preciso vender tudo que comprei (uns 3k em média, geladeira, fogão, máquina etc etc) e também pagar 3k de multa contratual, mas eu recuperaria tudo isso em mais ou menos 4, 5 meses, talvez até antes, tendo em vista que se continuar na casa preciso comprar mais coisas, afinal ainda falta sofá, cadeira etc etc.

Independência e lifestyle de empresário morando bem e sozinho mas aportando pouco ou casa da mamãe ganso nervosa com muitos gritos aportando muito?

Se eu não tivesse educação financeira, com certeza continuaria a morar sozinho, afinal tenho o dinheiro, só junto menos. Mas a vontade sair da classe média fala muito alto em minha cabeçola inquieta.

Dependendo também posso ajudar minha mãe (desnorteada financeiramente) a comprar um ape em vez de ela ficar pagando aluguel até ficar velinha coitada. Poderia dar 50% do que pago de aluguel por exemplo para ajudá-la a comprar o ape dela, que vai acabar sendo meu um dia. Claro que não é uma decisão fria e de investimento, afinal diminui o aporte, mas pelo menos o dinheiro dela do aluguel seria mais bem direcionado junto ao meu. É melhor tentar acertar a conta com ela do que ficarem os dois pagando aluguéis separados sem objetivo nenhum.

Posso também reverter meu aluguel em um ape próprio, e pagar um financiamento de algo meu ao invés de alugar, tendo em vista que tenho o dinheiro para entrada. São várias opções, mas ainda prefiro voltar a morar com ela, ajudar um pouquinho pra ela comprar o dela (que será meu um dia) e aportar todo o resto.

Aceito qualquer sugestão, crítica ou consultoria? Vou consultar o oráculo também, sou espírita like a matriz, consigo perguntar as coisas para o além. Vou ouvir a opinião do outro mundo também para tomar uma decisão bree kkkk!

E ae, o que acham? 

15 comentários:

  1. Não se ofenda com o que eu vou dizer, mas...a vida é dura. E só aprendemos a dureza da vida quando saímos da barra da saia da mamãe e vamos enfrentar o mundo.

    Dinheiro não é tudo na vida. De que adianta ser "rico" e não ter nenhuma experiência de vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola
      Concordo com a Fernanda. A vida eh dura, mas experiencia de vida vale mais do que uns pilas no banco.
      Acho que a experiancia de morar sozinho naum tem preco. Obviamente os gastos sao muito mais altos, porem pode-se fazer o que bem entende.
      Minha opiniao sincera eh que vc nao deve voltar atraz. Use essa sua liberdade para pensar em coisas mais prosperas, com cabeca mais fresca, sem os tumultos que ocasionalmente temos na casa dos nossos pais.
      Temos que encarar o mundo e as dificuldades de frente.
      Abraco e siga forte.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Acredito que a pergunta que você deve se fazer não é se deve retornar. Vá mais fundo: questione os porquês de você ter decidido ir morar sozinho.

      Se você saiu de casa por puro impulso, voltar a morar com sua mãe seria uma decisão racional. Basta pesar os prós e contras agora e ver se compensa mais ter amenidades ou ser totalmente independente.

      Agora, se saiu de casa depois de uma decisão racional (a menos que esta decisão tenha sido feita de forma equivocada, claro) retornar seria agir por puro impulso. E isto levaria a você se arrepender de ter retornado mais adiante.

      Pense a respeito dos motivos que te levaram a morar sozinho. Veja se eles são fortes o suficiente para retroceder nos teus planos a ponto de vocês ter de arcar com custos de uma rescisão contratual.

      Espero ter te ajudado. Abraço!

      Excluir
  2. O pessoal aí de cima já disse tudo. Só complemento dizendo que espere pelo menos o período de um ano para resolver voltar ou não.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Volte pra casa, e procure ter um convívio legal com sua mãe. Viver sozinho e não conseguir aportar nada não resolve o seu problema. Vai ser um eterno pobre.

    Para decidir morar sozinho, o salário deve ser alto. Você partiu ganhando pouco, e se mostra arrependido. É um problema fácil de resolver, seja humilde e volte para o seu lar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo MITM:

    Fernanda tem um patrimônio de quase 400k e aporta 8k por mês. Não ouça ela, não é parâmetro pra nada, está em outro nível. Bons dividendos pior ainda, o cara é praticamente milionário. Com todo respeito aos dois.

    Você tem que vir pro meu nível e do Zé Mobral. Você quis sair de casa pra parar de ouvir coisas sinistras da sua mãe que parece ser daquelas histéricas. Eu sei que isso é foda pra caramba, minha mãe era assim mas agora não é mais.

    Com um aporte e salários tão baixos como o seu já querer sair de casa é um erro pois você entra pra corrida dos ratos super cedo. Experiência de vida não é lavar cuecas e ter um monte de gastos fixos como o pessoal aí fala, é ter maturidade mental e isso se adquire de outras formas.

    Volte pra casa de sua mãe, você fez um movimento errado. Você será pobre pra sempre assim com esses gasto fixos, terá mais grana pra aportar em si, na empresa, terá tranquilidade quando ter 300k na conta ainda jovem permitindo massa de manobra no futuro.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pobretão.

      Entendo sim o seu ponto de vista, porém só gostaria de frisar que eu saí de casa com 19 anos de idade e tudo o que consegui foi graças ao meu esforço, tanto meu patrimônio quanto minha renda

      A verdade é que nada na vida vem sem esforço, e caso o blogueiro decida mesmo viver sozinho, terá que fazer um esforço maior. E é justamente esse esforço maior que proporciona o crescimento pessoal e a experiência de vida, que não se resume a lavar cuecas.

      Uma coisa é sabermos que temos a tranquilidade de poder voltar para a casa dos pais, como uma criança mimada, caso surja algum imprevisto (como, por exemplo, perder o emprego). E outra, bem diferente, é depender exclusivamente de nós mesmos, pois nesse caso damos muito mais valor às coisas e aprendemos, de fato, o que é ter responsabilidade.

      Excluir
    2. E eu que sou mais pobre que o Pobretão, aporto menos e gasto mais, não se leva em consideração? kkkkk

      Abraços

      Excluir
    3. Parabéns pelo esforço, mas dizer que seu sucesso em ter um aporte altíssimo (deve ser concursada em direito) tem correlação ou causalidade com o fato de ter saído de casa cedo é completamente desprovido de lógica.

      Você, se esforçando do jeito que fez, teria alçado este aporte morando com ou sem os pais. Não é lavar calcinhas ou se borrar de medo de ser despejada que lhe fará ter sucesso e sim o esforço direcionado para o concurso feito.

      Portanto os conselhos que a turma do "more sozinho" tem uma certa altivez de que "sou melhor que você filhinho da mamãe" que não serve pra nada a não ser atrapalhar os aportes e crescimento de patrimônio de quem é mais pobre que turma dos 300k do ranking.

      Excluir
  5. Fala grande camarada! Eu moro hoje com o meu pai e consigo manter um bom relacionamento com ele, que por sinal, adora finanças tambem. Isso resulta em ótimos aportes mensais e em otimas operações na bolsa. Porem, acho que eu não ficaria aqui se tivesse um relacionamento ruim....
    Como todos disseram, aguarde um ano, pense bem, não pague a multa e até lá, crie um bom relacionamento com a sua mãe. Creio que essa atitude ira lhe trazer ótimos frutos.

    ResponderExcluir
  6. MITM,

    Tenho problemas em casa parecidos com o seu e tive a mesma atitude de ir morar sozinho. Porém, planejei antes. Comprei meu ape(financiado), dei uma banana pro meu chefe e peguei meu fgts + 40% de 9 anos de trabalho. Claro que ja tinha outro emprego(hehhehe) encaminhado. Assim quitei meu ape e mobilhei ele com essa grana.
    Mas tenho vivido problemas aos meus aportes, gracas a custos extras que surgem sempre. Bem, já estou elaborando outro plano de me mudar pra um ape menor, alugar esse e simplificar minha vida para custar menos. Sera que vc n poderia fazer o msm? 1.4K de aluguel pra alguem sozinho é muito, nao é? Tente rever seus gastos mensal, corte o que é desnecessário e se mude para algo mais barato!!!! Vc esta sozinho, sem mulher idiota falando aos seus ouvidos, aproveite!

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Porra, meu...
    1,4 mil de aluguel é surreal para sua realidade.

    Procure um apê "Pobretão Lifestyle" baratinho (em 35 anos pela Caixa, você pode ter um), coma em algum Restaurante de Ponta (ponta de esquina) e compre uma bicicleta para deslocamentos ao trabalho (em dias de sol).

    E, qualquer decisão que tomar, conte com a gente!!!

    ResponderExcluir
  8. Sou a favor de morar com os pais enquanto puder, primeiro que eu adoro meus pais e minha família, sou novo e eles me permitem morar com eles sem ajudar em nada mas por opção ajudo nas compras e claro com as minhas necessidades. Esse negócio de que é criança quem mora com os pais, que é mimado e que não tem responsabilidade são vícios criados pela sociedade ignorante e pelos corretores de imóveis que querem mais é que se endivide até a alma por uma casa que não te agrega em nada.
    Bela porcaria de aprendizado uma despesa fixa mensal bem acima do que se pode manter, prefiro não aprender isso! :) Aportar alto, ficar multimilionário e ajudar os pais como eles te ajudaram é isso que acho mais válido aprender.
    Mãe é mãe e ela vai te receber de braços abertos, com certeza, mas sair fazendo no impulso não vale a pena espere pelo menos o contrato vencer e comunique essa vontade à ela.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, a turma do "more sozinho" se acha mais madura e "cool" que os filhinhos de papai, eles se ferram com despesa fixa alta, cozinhando e lavando cuecas e eu fico só aqui de boa com tempo para estudos, filmes, alcool e tristeza.

      A sociedade julga mesmo e as mulheres julgam ainda mais pois ficam com raiva de homens que gostam de suas mães e família e não estão despejando grana em cima delas.

      Nos meus pobretões 96k ninguém mexe.

      Excluir