quarta-feira, 4 de abril de 2012

Março de 2012

Março foi o MÊS DA TURBULÊNCIA. Sabem porque?

Fui morar sozinho. Estou livre Tio Eike. Isso mesmo amigos investidores. Antes que me apedrejem, explico o porque tomei essa decisão tão irracional do ponto de vista de investidor se posso morar no doce lar da mamãe.

O que acontece é que a situação lá em casa era BRAVA. Eram vários os fatores:

Brigas demais, pensamentos muito diferentes (minha mãe mora de aluguel há pelo menos 20 anos e até hoje não comprou o ap dela, sendo que podia ter uma situação extremamente confortável mas não sabe administrar, não aceita ajuda e compromete todas as contas, motivo este pelo qual eu não ajudava em casa, tendo em vista que já era independente dela e de meu pai desde os 20 anos financeiramente). O principal foi isso: brigas, brigas e mais brigas.

Motivos secundários: minha empresa está crescendo muito, e fica em uma região nobre da cidade. Sempre quis morar aqui ao lado, porém é muito custoso.

O que acontece é que rolou uma briga lá e quase fui expulso de casa rs. Dramas a parte, fui procurar um apê e encotrei um do jeitinho que queria com o preço de aluguel razoável, apesar de CARO, aluguei por um preço muitooo bom. 1.000 nos primeiros 8 meses, 1.100 nos anos finais do contrato reajustado somente por igpm. Ou seja, tenho o apê pelos próximos dois anos e meio nestas condições, sendo que JÁ, ATUALMENTE, o aluguel do mesmo apê, no restante do prédio, varia de 1.400 até 1.800,00. Foda que ainda tem condomínio (350) e iptu (75)

Resumo da ópera: Antes não tinha nada de contas fixas e com o aumento do meu salário, podia passar a aportar 1.800 - 2.000 todo mês.

Agora vou ficar na casa dos 700 - 1.000, MASSSSS é temporário rs, tendo em vista que a empresa cresce a olhos vistos e carro apertado é que anda, vou ter que trabalhar dobrado, triplicado quem sabe.

O que pesou na conta, para resumir:

1.400 reais a mais de gasto fixo para mudar/morar sozinho num apê BACANA e na MELHOR região da cidade praticamente (1 quarto). Mas não é luxo, foi tudo bem pensado friamente, lhes digo o porque:

gastava 300 reais de gasolina por mês, agora que posso trabalhar a pé, acho que não vai passar de 70,00 (economia de 230,00)

gastava 500 - 600 por mês de almoço na rua, pretendo fazer todas as refeições em casa (economia de mais uns 300,00)

gastava 30 - 40 minutos para ir e 30 -40 para voltar para casa todo dia no stress do maravilhoso trânsito de BH. Além disso minha empresa não tem estacionamento e ficava no mínimo uns 10 minutos esperando vaga todo dia aqui na rua, tirando as multas de rotativo (pq eu não coloco, já fiz as contas e não compensa), que varia ai na faixa de uns 300,00 por ano + os pontos na carteira. Ou seja, 1h20 +- no mínimo por dia de deslocamento x 5 dias na semana = 6 horas a mais por semana, ou seja, quase um dia de trabalho, que vou usar para gerar mais receita.

gastava 80 alugando a garagem no antigo apê da minha mãe, pq lá era só uma vaga por apê, agora já está incluso no aluguel.

1500 - (custo fixo aluguel + luz + iptu + condomínio) menos 230 - 300 - 80 = 890 + O TEMPO ECONOMIZADO.

E a qualidade de vida, hein hein? Levanto uma hora mais tarde, vou trabalhar a pé (7 minutos), meu inglês já era aqui do lado, todas as reuniões são aqui perto e por ai vai. Economia eterna de motel e vai seguindo assim... São muitos benefícios, mas tem um preço e é CARO. É o que resolvi pagar pela liberdade, para ter mais calma e ficar mais centrado nos meus negócios.

No fim das contas, claro que sairei perdendo nos aportes, masssss recuperarei em pouco tempo, pois ficarei com o preço do aluguel congelado e o MÁXIMO que eu ficaria na casa da minha mãe seria mais 1 ou 2 anos (tenho 24), só antecipei o prazo pela briga SINISTRA e pela oportundiade única do apê que apareceu. Sem contar que vou crescer absurdamente como pessoa, amadurecer muito e me preparar para o primeiro milhão. Ainda tem os dividendos da empresa no fim do ano.

Só fiquei meio chateado pq esse mês ia aportar 3.800,00 (entrou um trabalho extra) e acabei aportando só 900,00, pq precisei comprar algumas porcarias que durarão pra quase todo o sempre: máquina de lavar, geladeira, fogão, panelas, tudo de casa e etc.

Mas pelo menos estou com o ego em dia: morando num apê like a Eike Batista (brincadeira rs), no ponto mais top da cidade, a 6 min do meu escritório, no apê do GARANHÃO kkk (se um dia eu ficar solteiro deus me livre, ainda bem que amo minha namorada e ela é muito firmeza), sozinho e independente aos 24 anos, empresário e com total liberdade de fazer o que eu bem entender.

No fim das contas acho que estou bem. Agora é trabalhar PRA BARALHO pra alcançar o patamar que eu estava nessa nova condição de homem da casa.

Poxa, é isso, desculpem o texto gigante, precisava contar, desabafar e registrar tudo para poder avaliar no futuro o acerto/erro da minha decisão.


Vamos aos números, que é o que interessa:

CARTEIRA DE INVESTIMENTOS COTAS

MARCO/2012 4/4/2012 - Rendimento: 3,21%

APORTE 900,00 (vou as compras hoje, atualizo aqui depois, mas vai tudo para ações)

poupanca caixa 2506.66 pago 6530.59
fic petrobras 2 522.48 saldo devedor 92611.91
fic vale 2 2886.16 valor de mercado 118000
small cap fia 3548.96 valor total apto 99142.5
NTNB 150515 1795.99 0,8 lucro atual 18857.5
NTNB Principal 150515 20329.71 11
Ações 1906.5
TOTAL 34396.46

DEMAIS INVESTIMENTOS
Pago do apto na planta 6530.59
Valorização do apto na planta 18857.5
Investido em carros 10000
TOTAL 35388.09

TOTAL DA CARTEIRA 69784.55

Meta para 2012 115000
atual 69784.55
metas de economia
falta 45,215.45
TOTAL 35388.09 $35,388 rendimento básico

TOTAL DA CARTEIRA 68884.55

21 comentários:

  1. Muito bom é assim que se fala, no inicio é assim mesmo devagar, depois vem a bola de neve dos juros compostos, parabéns e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Não vejo a hora dos juros aumentarem e aumentarem tipo o monte Everest rs.

      Excluir
    2. Ah, e muito obrigado pela visita, vou passar no seu blog! Bem-vindo!

      Excluir
  2. Sorte e sucesso na nova caminha amigo e Parabéns pelos rendimentos! estou fazendo minhas atualizações em um blog alternativo, pois estou com problemas para gerenciar o meu blog principal.

    http://investindotodomes2-itm.blogspot.com.br/

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado camarada. Vamos que vamos. Já dei uma lida no seu blog provisório, vou passar lá para comentar.

      Abs!

      Excluir
  3. É isso aí, rapaz. Boa sorte na nova morada.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado pela força! Menos verdinhas mas mais felicidade no lar rs. Agora é reverter pra continuar com bons aportes.

      Grande abraço!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela sua decisão. Só nos tornamos adultos de verdade quando saímos da casa dos pais.

    Desejo muito sucesso nessa nova fase da sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio! Comentários como o seu me fazem sentir melhor em relação a minha escolha difícil rs. Mas estou levando numa boa, acho que vai ser ótimo! Bjs e muito sucesso para vc também!

      Excluir
  6. Seu objetivo de crescimento pro ano é um pouco maior que o meu.Esperemos não quebrar a cara!XD
    E boa sorte na nova casa,apoio sua decisão porque eu me lembro que minha família brigava muito também ( violência física às vezes...)

    ResponderExcluir
  7. Não entendi sua carteira,
    Investimento em carros? Você compra de leilões para revenda ou tem loja?
    Investimento de apart na planta, você pretende alugar? Essa 'valorização' do apart é baseada em que?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. General
      Ele já explcou em outra postagem que o investimento em carros ele faz com um amigo (eu acho) que consegue comprar e revender carros com uma boa lucratividade. Já o apartamento ele pretende alugar.

      O problema é que isso gera muita polêmica. Acho que seria melhor ele desconsiderar esses dois investimentos. Quando ele receber o lucro da revenda de carro ou do aluguel, é só ele considerá-los como aporte. Acredito que fica muito mais simples e menos polêmico. É somente uma sugestão.

      Abraços

      Excluir
    2. Sem dúvidas AdP, concordo com seu ponto de vista, também após críticas no meu blog removi o Consórcio que entendi como dívida, nesse caso o apartamento é dívida pois ainda está na planta e o pagamento dele não deve entrar como carteira, quanto aos carros se ele compra pra revender então pode ser considerado investimento.

      Abraços!

      Excluir
  8. Olá! Gosto do seu blog!
    Já conhece o Just Been Paid? Aproveite os 10 dólares que lhe oferecemos ao fazer o seu registo e teste o sistema! Receba ganhos incríveis sem investimento!
    É o sistema online que está a fazer furor! A cada dia registam-se cerca de 3.000 pessoas.
    Venha conhecê-lo!
    Até já*

    ResponderExcluir
  9. Realmente, sair da casa dos pais é um grande passo.

    O complicado é realmente o que você falou: aluguel, condomínio, água, luz, gás, telefone, internet, TV a cabo (se tiver) e essas continhas cara, fora o mercado, farmácia e etc.

    Sucesso na vida nova.

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu demais camarada! Desculpa a demora em responder, atualizo o blog com pouca frequência!
      Curti o lance da comunidade, parabéns pela iniciativa.

      Abs!

      Excluir
  10. Estou como você estava! Ainda moro com o meu pai mas ainda nos damos bem. Ele apoia demais os meus investimentos e vivemos em harmonia. Fechamos um trato de que eu poderia ficar mais um tempo para comprar o meu futuro Apt.

    Ao mesmo tempo, o parabenizo pela coragem. Tem o verdadeiro perfil de um investidor! Coragem!

    Vamos crescendo junto amigo! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos que vamos!

      Aproveita cada centavo economizado morando com os pais e reverte tudo em aportes milionários rs! Grande abraço, obrigado pela visita! Até breve.

      Excluir
  11. Pessoal, criei um Google Group, para nós debatermos, trocarmos experiências e centralizarmos as informações.

    O endereço é: http://groups.google.com/group/investidoresblogueiros?hl=pt.

    Como é um grupo privado, para receber o convite, eu preciso convidar por e-mail.

    Participem, me envie um e-mail pedindo filiação para eu cadastrar vocês.

    cariocainvestidor@gmail.com


    Vamos trocar informações.

    Sucesso e abração.

    ResponderExcluir