sábado, 4 de fevereiro de 2012

Fim de Janeiro de 2012

Fala Galera. Janeiro acabou e já estamos em fevereiro, que beleza. Fiz um post no início do ano para começar a postar mensalmente e janeiro acabou, então vamos lá.

Minha carteira teve um rendimento legal em janeiro devido ao tesouro direto, que está com ótimos índices nos títulos que invisto (ntnb principal e ntnb). Tentei manter meus gastos baixos mas janeiro é FODA. Mês longo e vários gastos como: parcela do seguro do carro, IPVA, matrícula e mensalidade do inglês, as malditas multas de carro que me perseguem, entrei na academia e por ai vai. Até março vai ser assim pra mim, pois pago seguro do carro e prestações maiores do apartamento.

Prós: gastei com inglês e academia, mas isso são investimentos pessoais importantes.
Contras: Gastei pra baralho (ok, nem tanto assim) com os gastos corriqueiros (compro tudo TUDO MESMO no cartão de crédito para acumular milhar e viajar pro exterior ao menos uma vez por ano), mas nada dispendioso. Em fevereiro pretendo ser mais mão de vaca para poder poupar mais e fazer um aporte mais bacana, até porque o mês é menor.

Meus fundos de investimento valorizavam bem e tiraram um pouco do atraso de 2011, espero que se mantenham assim. Ainda não fiz aporte este mês (a não ser as prestações do apartamento, que considero como aporte mensal, 741,96), primeiro pq sobrou uma mixaria, segundo pq não vi nada legal pra comprar com pouca grana. Meu título preferido, ntnb principal 2015, está com juros muito baixo e estou com o pé atrás com os fundos (renda varável em geral com esse tanto de crise do capeta mundo a fora).

Como já disse, atualizei minha carteira para o sistema de cotas. Em janeiro consegui uma valorização de 3,43% sobre a carteira em que faço este cálculo (calculo somente sobre a primeira como explicado no último post) fiquei bem satisfeito.

Bati os 60k, uhu! Agora rumo aos 65k!

Vamos aos números:

FEVEREIRO/2012 2/1/2012
poupanca caixa 2478.89 (líquido)
fic petrobras 2 589.89 (líquido)
fic vale 2 3064.4 (líquido)
small cap fia 3206.86 (líquido)
NTNB 150515 1756.22 0,8 (líquido)
NTNB Principal 150515 19909.93 11 (líquido)
TOTAL 31006.19
DEMAIS INVESTIMENTOS
Pago do apto na planta 5617.45
Valorização do apto na planta 15466.76
Investido em carros 10000
TOTAL 31084.21
TOTAL DA CARTEIRA 62090.4

Grande abraço pra galera!

32 comentários:

  1. Olá MITM
    Parabéns pela rentabilidade.
    Uma dúvida. Este apartaento na planta é para investimento ou para morar?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Além da Poupança!

      Sim, é exclusivamente para investimento. Moro em BH e comprei em uma área metropolitana que tem altíssimo potencial de valorização. pois está perto do aeroporto e em uma área que promete.

      Penso em vendê-lo ou alugá-lo depois de pronto. Tudo vai depender do cenário no fim de 2013, quando receberei as chaves.

      Mas acho que ele só vai estar ultra valorizado mesmo lá para 2015, então devo alugar e com o aluguel pagar a mensalidade do financiamente e investir o restante. A projeção que tenho de aluguel por lá é de 900 - 1200 reais, e minha prestação do financiamente será em torno de 650,00, decrescentes. A cada mês a prestação diminui um pouco, pois é num programa da caixa.

      Abs!

      Excluir
  2. MITM,

    pelo que observei um pouco mais da metade do seus investimentos estão alocados em tesouro direto e o restante em fundos de ações e poupança. O rendimento deste mës foi ótimo, afinal onde se encontra uma rentabilidade de 3,43%? Porém, se observarmos que as ações de Vale e Petro tiveram um excelente desempenho levando a bolsa para valorização de 11% eu pergunto - e se a valorização do ibovespa fosse de 4%, como seria o desempenho de sua carteira? Abaixo de 1,5%? Você estaria satisfeito com esta valorização?

    Fiz estes questonamentos para alguns investidores e a resposta não foi condizente com o perfil da carteira. Alguns ficariam satifeitos, porém com uma carteira ultra arrojada.

    Foi boa a pergunta do ALÉM DA POUPANÇA, temos que ter em mente com absoluta clareza o que é ativo e passivo. O que é investimento e o que são despesas, necessárias, porém são despesas.

    Vamos em frente, bons investimentos.

    G65

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá G65!

      Você está correto, mais da metade está em TD, fundos e um restinho em poupança, como colchão de segurança (estou na dúvida se está muito baixo, ele duraria uns 2 meses se eu não tivesse nenhum receita e me encontrasse no perrengue).

      Eu só calculo a valorização sobre esta "parte 1" da carteira. A outra com imóvel, investimento em carros e etc não calculo, pois é um pouco incerta e intangível.

      Sobre sua pergunta, realmente seria baixo o rendimento, e sempre penso nisso. Este mês me dei bem porque meus fundos são basicamente petr e vale. E eu só invisto neles em relação a renda variável.

      Gostaria MUITO de investir mais, mas sabe porque não faço? FALTA DE CONHECIMENTO E SEGURANÇA.

      Sei operar bem no TD, mas apesar de saber mexer em um homebroker, não tenho o menor conhecimento para comprar e operar ações. Só conheço basicamente vale, petr e um tiquinho de outras empresas.

      Não conheço os papéis, não sei avaliar gráficos, o que tá caro, barato e etc.

      Eu sou publicitário e nunca tive nenhuma relação com finanças deste modo, o que me prejudica um pouco rs.

      Tenho MUITA vontade de aprender e até cheguei a operar fazendo pequenos aportes todo mês quando tinha 18 anos em vale e petr. Mas os valores eram tão pequenos que vendi tudo e coloquei num fundo, pois a própria taxa de corretagem e doc invalidavam o lucro.

      Hoje tenho um iconta digital, o que facilitaria e penso sempre em: COMO COMEÇAR COM AS AÇÕES, agora que tenho mais grana todo mês?

      Você tem algum material ou me indica algum curso ou algum outro caminho já que é mais experiente?

      Pensei em fazer um curso daqueles de bolsa, sabe? Tipo das corretoras e etc. E estou lendo bastante para entender mais e decidir entrar.

      Só tenho um receio: com esse tanto de problema rolando ai no mundo com as crises, do estilo Grécia, fico pensando: será que é melhor ficar mesmo no TD e esperar o negócio melhorar? Pq é aquela coisa: na crise, não tem espaço para amador, certo? Tem que saber operar DIREITO para poder lucrar muito, afinal crise é OPORTUNIDADE muitas vezes.

      Na crise tem os que choram e os que vendem lenços rs. Quero vender lenços kkkk.

      Agora você já sabe qpe metade da minha grana está no TD. Porque lá opero com mais segurança.

      Será que você ou outros blogueiros mais experientes poderiam me dar uma luz sobre como ingressar de vez na bovespa para comprar e vender uns papéis com pouca grana?

      Grande abraço e muito obrigado pelo comentário, amigo!

      Excluir
    2. Olá MITD
      Investir em ações é menos complicado do que parece. A questão de ser publicitário não é muito relevante. Eu mesmo não tenho formação, mas investi bastante em informação.
      Algumas recomendações:

      - Evite cursos de corretoras. Elas ensinam a fazer uma série de compras e vendas com pouco critério, e o alto custo de corretagem que isto gera acaba sendo bom para elas e ruim para você.

      - Não se incomode tanto com o que está acontecendo no mundo. Muitos investidores tem a "estratégia" de esperar acalmar, mas este é o maior erro que se pode cometer. Primeiro porque nunca estaremos em uma calmaria. Sempre teremos um país em crise, uma guerra acontecendo, commodities subindo ou caindo, ou seja, sempre teremos incertezas. Segundo porque é em momentos de pânico que devemos realizar as compras, ou você acha que quando tudo de ruim passar a bolsa estará baratinha te esperando? Lembre-se que ações são pedaços de empresas. Mesmo em crise, as pessoas compram roupas, comem, bebem e gastam energia, e com isto as empresas estão lucrando.

      - Na internet temos muita informação. Infelizmente boa parte dela é informação ruim e/ou duvidosa. Principalmente em relação a investimentos. Por isto te recomendo a recorrer ao bom e velho livro. Há muitos livros interessantes. Se te interessar posso te recomendar alguns.

      Abraços

      Excluir
    3. Olá!

      Muito obrigado pela ajuda. Gostaria sim da indicação de livros, bons. Vou comprar rápido e ler tudo inclusive, estou disposto a partir para a bovespa e para os FIIs rápido!

      Abs!

      Excluir
  3. MITM, parabéns cara... mantenha a disciplina e vai longe..
    Não pensa em investir em FII, pois tem FII que custam apenas 1,xx que vc poderia estar comprando com dinheirinho de pinga e pagam bons alugueis...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Holding Scott!

    Poxa penso, mas a verdade é que como respondi no comentário acima do G65 eu tenho muito pouco conhecimento de bovespa, fiis, e etc.

    Já pesquisei bastante sobre FII e entendo o conceito. Você compra papéis de um imóvel, se torna dono de parte dele e recebe os alugéis. Esses papéis tmabém vão se valorizando como se fosse a valorização do imóvel e você pode vender correto?

    Minha principal dúvida quando estudei foi a seguinte: qual FII é bom e confiável? Eu animaria muito de investir! Pode me dar umas dicas se não for dar muito trabalho?

    Ainda mais com dinheirinho de pinga rs, esse mês por exemplo só tenho uns 300,00 para aportar, estou segurando na conta por enquanto, talvez já seria uma boa.

    Qualquer coisa me passa só os nomes que eu pesquiso!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo rendimento MITM!
    Dando uma ajudinha bem básica , básica mesmo sobre FIIs, seria interessante verificar além da compra de um fundo , o caso da diversificação na composição da carteira de FIIs, procurar comprar um fundo de um bom shopping que possui vários inquilinos , de um bom hotel e também aqueles que diversificam dentro deles mesmos compram e vendem imoveis bem como outros titulos... , observar se o fundo tem um inquilino somente e se esta tudo bem com aquele inquilino (ex Hospitais, bancos...), se não vai vencer o contrato do aluguel...,, observar a liquidez do fundo caso precise vender o papel com urgência... e por fim o objetivo principal rsrs ver se o fundo desejado paga um bom aluguel de forma constante.

    Uma ajuda bem superficial... espero ter ajudado!

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ajudou sim, claro.

      Poderia me dar umas dicas de bons FIIS? E com preço mais baixo de cotas, para investir com aportes menore? Este mÊs por exemplo tenhos uns 300, 400 para aportar e queria já tentar comprar algo. Ou os bons são mais caros?

      Andei pesquisando e encontrei os:

      HTMX11B
      FLMA11

      O que acha?

      Abs!

      Excluir
    2. http://www.bmfbovespa.com.br/renda-variavel/ResumoFundoImobiliarioCodigo.aspx?Codigo=HTMX11B&idioma=pt-br

      Ali em cima tem um relatório bem completo sobre ele,, particularmente o hotel tem me dado bons rendimentos eu gosto dele e tem um que esta com o preço bem legal , pois caiu bastante e agora vem se recuperando mais esta bom para entrar ainda é o WPLZ11B é um shopping ,, da uma olhada no grafico dele e vc vai entender que ele ficou muito tempo barato (andando de lado) e agora esta dando uma recuperada , mas ainda esta bom para entrar!

      Abços

      ITM

      Excluir
  6. MITM, não conhecia seu blog, vou passar a monitorá-lo. Legal a ideia de investir em apartamento. Mas entre FII x Apartamentos, FII dah menos trabalho.

    Te sugiro alguns sites para olhar: http://www.bmfbovespa.com.br/renda-variavel/ResumoFundosImobiliarios.aspx?Idioma=pt-br; http://hcinvestimentos.com/2009/11/17/investindo-em-fundos-de-investimentos-imobiliarios-fii-parte-i/; http://www.fundoimobiliario.com.br/; http://rendimentofundoimobiliario.blogspot.com/

    Com estes você terá um bom material para começar a investir em FII. Eu invisto apenas em um, meus aportes são de R$ 100,00... vou aumentar minha posição nesse, dps vou analisar outro para diversificar.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que acha dos:

      HTMX11B
      FLMA11

      andei pesquisando e achei bom!

      Excluir
    2. são bons!!!

      HTMX11B tem uma boa rentabilidade e o FLMA11 tb.

      Eu uso como requisito que o fundo seja diversificado (tenha vários empreendimentos/inquilinos envolvidos) e que seja ou torres comerciais/empresariais ou hoteis, pois são mais seguros. ;)

      Abração

      Excluir
  7. MITM,

    bolsa de valores não é nada complicado. A regra é simples:

    a). Abra conta na corretora
    b). Compre a ação que desejar
    c). Espere a valorização no tempo estipulado por você.

    Só isto.

    O problema é que complicam demais e misturam tanta teoria que dá medo mesmo.

    Mas o simples não quer dizer irresponsabilidade e falta de conhecimento. Portanto, antes de investir e mesmo durante os anos investindo seria bom você adiquirir conhecimentos de CONTABILIDADE para saber ler o mínimo de uma demonstração de resultado e balanço patrimonial de uma empresa. Isto o ajudará a cometer menos erros. No mais é um bom planejamento e disciplina.

    Como bem disse o Além da Poupança, um bom livro é indispensável. Embora existam materiais na internet, alguns até bons, mas a maioria são receitas de bolo e outros até cometem erros grotescos.

    Agora, revendo a regra acima:
    a). Abra uma conta na corretora - estude o funcionamento da bolsa de valores, Home broker, tipos de ações, etc. O básico de renda variável.

    b). Compre a ação que desejar - lembrando que está comprando um pedaço de uma empresa que você goste. Que tenha noção do que ela faz, que com base nos seus conhecimentos contábeis (fundamentalistas) você verificou que é uma boa empresa. Eu pergunto, você seria sócio da empresa em que trabalha? Quando você compra uma ação, esta deveria ser a pergunta: você seria sócio da Vale, da Petrobrás, da Cemig, da Mundial????

    c).Se eu vou investir nesta empresa por 10 anos, então, daqui a 10 anos vejo o resultado. Mas nada impede de você acompanhar os balanços trimestrais, isto é muito importante. O que é bom hoje pode ser péssimo daqui a 5 anos. Vale dizer aqui que se quiser olhar as cotações diariamente, o faça. Vire torcedor, se divirta. Mas investidor de longo prazo esquece as cotações. Estas são consequências do resultado da empresa. Se a empresa é boa é óbvio que a cotação subirá no longo prazo.

    É isto MITM, dá trabalho, mas é compensador. O trabalho maior é estudar. Uma vez montada a carteira, desligue o PC e vá trabalhar normalmente. Se prefirir, no final do mês ou do ano veja as cotações.

    Quem opera todos os dias são outros tipos de investidores, os traders de curto prazo. Também ganham, mas não é minha praia. Portanto, escolha o seu lado.

    Bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário me ajudou muito, obrigado mesmo.

      Queria ver se vocÊ pode me indicar algum bom livro sobre o assunto e tirar a minha principal dúvida:

      qual corretora utilizar para valores pequenos, minimizando taxa de corretagem e custódia.

      Tenho conta na Banif e na Wintrade. Uso a banif para o TD, pois não cobram taxas, mas acho que para ações e FIIs as duas são caras, não?

      A XP é a melhor ou recomenda outra?

      Porque com aportes pequenos vale muito minimizar todos os gastos para não comer a rentabilidade, certo?

      Abs

      Excluir
  8. Rumo aos 100k cara!

    Gostaria de pedir a sua permissão para aqui divulgar meu blog http://milhao2013.blogspot.com onde relatarei minha jornada para alcançar R$1 milhão de reais até 2013!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Se quer uma dica de FIIs comece olhando o BCFF11B. É como se fosse um fundo cuja carteira é composta de outros FIIs, LCIs, etc. Sobre o preço eu não compraria acima de 100,00.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola FI
      Tenho uma parcela grande dos meus investimentos em BCFF11B, justamente por essa caracteristica.
      acho que para iniciantes, a dica eh boa.
      Assino em baixo.

      Excluir
  10. Gosto muito de acompanhar o seu trabalho e estou em um projeto parecido!
    Tomei a liberdade de add seu blog no meu.
    Abraços! Investimentos!
    Sucesso!
    http://investindoeinvestindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Só lembrando, com certeza as aulas de inglês e a academia são investimentos importantes também! Parabéns por essa preocupação. Logo menos farei um pot falando sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder!

      Com certeza, acho que vale a pena demais. Investimento pessoal também conta e é super importante!!!

      Obrigado pelos elogios!

      Abs!

      Excluir
  12. Meus parabéns pelos ganhos.
    Realmente,quando a inflação não sobe como um foguete,as NTN-Bs tiram a gente de cada barra...
    Foi uma ótima decisão sua comprá-la.Vou seguir seu blog!\o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado camarada!!!

      Realmente as NTNB salvaram, estão rendendo que é uma beleza kkkk!

      abs!

      Desculpe a demora em responder!

      Excluir
  13. ai cara tenho um blog que fala sobre ganhar dinheiro na internet entrem la e leiam sobre a mais nova Febre da internet a Rede Social que pagara WAZZUB
    http://pagoporclickfree.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Alguns livros que podem te ajudar sobre investimento em ações:
    Sugiro algum livro que te dê noções básicas de contabilidade, particularmente sobre leitura de balanços coorporativos. Não é nada difícil. Procure por "Curso de contabilidade para não contadores" e/ou "Warren Buffett e a Análise de Balanços".
    Procure também por "Investindo em ações no logno prazo", "O investidor Inteligente", "O jeito Peter Lynch de Investir", "O jeito Warren Buffet de Investir". Com o tempo você estará acostumado com o linguajar destes livros e poderá procurar alguns por conta própria.
    utra coisa que te recomendo é não ter pressa para investir em ações. Leia atentamente, tire suas conclusões, e quando sentir segurança, vá entrando aos poucos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder!

      Muitíssimo obrigado, MESMO.

      Esse mês entrei na bovespa, UHUU!


      Vou procurar todos os livros. Amanhã mesmo vou em uma livraria comprar algum destes, pois agora que comecei a operar e entrar aos poucos como você aconselhou, preciso solidifcar meus conhecimentos.

      abs!!!

      Excluir
    2. Comprar livros pela internet é mais barato.

      Tente achar pelo bondfaro o local mais barato.

      Tem também esta alternativa:

      http://alemdapoupanca.blogspot.com/2011/09/comprando-livros-um-preco-melhor.html

      Abraços

      Excluir